A OMS diz que Ainda está monitorando os sintomas para entender o Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que está constantemente monitorando os sintomas e a dinâmica do Covid-19 para entender melhor esta nova doença.

Falando durante um briefing de quarta-feira, a Dra. Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS no Covid-19, disse que uma rede global de médicos mantém discussões semanais sobre o que estão vendo em seus pacientes.

A OMS reúne as informações e apresenta diretrizes clínicas “para entender melhor como cuidar das pessoas e garantir que o caminho clínico em que alguém segue – ou faz parte – em termos de como cuidamos deles é apropriado”, ela disse. 

Van Kerkhove disse que a OMS planeja atualizar suas orientações clínicas até o final da semana.

O Dr. Mike Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS, disse que é importante rastrear cuidadosamente três coisas para entender melhor o vírus – e ajudar a criar uma vacina que seja a mais eficaz. 

“Precisamos rastrear a infecção – o próprio vírus à medida que se espalha pelo mundo; precisamos rastrear sua dinâmica de transmissão para garantir que entendemos como ela está transmitindo, onde é transmitida ”, afirmou Ryan.

“Precisamos rastrear as seqüências genéticas do vírus para garantir que o vírus não esteja evoluindo”, acrescentou.

Por fim, disse Ryan, “também precisamos rastrear a síndrome clínica, para poder verificar se alguma alteração no vírus está resultando em alguma diferença nas taxas de ataque clínico, na fatalidade clínica ou nas síndromes clínicas que estão apresentando”.

Fonte : CNN