Covid 19 – Quatro óbitos confirmados em Guarulhos

Em transmissão ao vivo realizada na tarde desta terça-feira, 31/3, o prefeito Guti e o secretário da Saúde, José Mario Stranghetti, confirmaram que, além das quatro mortes confirmadas, Guarulhos tem outros 13 óbitos sob investigação por coronavírus.

De acordo com com o secretário, os falecimentos provavelmente serão confirmados por decorrência de Covid-19. “Deveremos confirmar já nas próximas horas, mas deveremos saltar para 17 mortos pela doença”, disse o doutor José Mário.

A cidade ainda contabiliza 1392 notificações, sendo 1221 ainda aguardando retorno dos exames. O número representa um salto de cerca de 10% em relação ao balanço anterior. Ao todo, são 27 casos confirmados de coronavírus em Guarulhos.

Guti fez um apelo à população no combate à doença. “Isolamento social é a melhor maneira de destruir esse vírus. Fiquem em casa”, afirmou o prefeito.

Desde o dia 27 o 3CGru oferece atendimento a pessoas que chegam ao local a pé ou de carro (pelo sistema drive thru). Após triagem, realizada pela equipe médica, a temperatura é medida e então elas passam por entrevista com profissionais da área médica.

Apenas as que reúnem os sintomas e são consideradas graves são encaminhadas para atendimento nos consultórios instalados no local e, dependendo da complexidade, realizam exames e podem ser transferidas para outros hospitais.

O secretário de Saúde destaca que, além de febre, tosse seca e desconforto respiratório, a perda de olfato e de paladar passaram a ser sintomas da Covid-19. 

O Centro de Combate ao Coronavírus, que já realizou 2.600 atendimentos até o momento, está localizado ao lado do Clube do Parque Cecap (avenida Odair Santaneli, 101). O drive thru e a triagem ficarão abertos de segunda-feira a domingo.